Prepare-se para os Repentes de Deus em Sua Vida!

Há um rio cujos canais alegram a cidade de Deus, o Santo Lugar onde habita o Altíssimo. Deus nela está! Não será abalada! Deus vem em seu auxílio desde o romper da manhã” (Salmo 46:4, 5)

Na minha opinião, isso aqui, além de ser uma ilustração profética do Antigo Testamento sobre Jerusalém, a cidade de Deus, é também uma ilustração profética que se relaciona com o Novo Testamento, mais especificamente quando Jesus disse: “todo aquele que crê em mim, do seu interior fluirão rios de águas vivas”. Isso é uma referência ao Espírito Santo e tem muito a ver com as boas novas.

O rio que vemos no Salmo 46 é, agora, o rio que habita em nós, o Espírito Santo, que flui através de nós e alegra a cidade. Isso nos leva a entender que nós devemos alegrar a cidade em que vivemos! A Igreja de Jesus Cristo, de uma forma geral, deve ser o lugar mais cheio de alegria e mais cheio de esperança na terra! O rio que flui do Corpo de Cristo deve alegrar a cidade e enchê-la de esperança!

E o texto de Salmo 46 continua dizendo: “Deus vem em seu auxílio desde o romper da manhã”. É sobre o “romper da manhã” que eu quero falar.

A palavra romper no original é a palavra hebraica panah, que significa “na virada, na viragem, na viração, na volta, no momento da reviravolta”.

O romper da manhã acontece quando a luz aparece no céu antes do sol nascer.

E é no romper da manhã, na virada da madrugada para a manhã do dia, que tudo muda. O que antes era escuro agora é claro, o que antes não podia se ver, agora pode ser visto, o que antes era frio agora é cheio de calor do sol. Você não adora o amanhecer, o raiar de um novo dia?

Isso aqui é uma boa descrição de quando os “repentes” de Deus, de repente acontecem.

Um “repente” é algo que acontece de uma vez, de forma rápida e inesperada.

Você entende o que eu estou querendo dizer? Estou falando dos repentes de Deus, quando tudo muda, quando tudo vira. Estou falando do momento panah, quando há uma reviravolta de uma hora para a outra.

ABRAÃO E SARA (Gênesis 18:1-15; 21:1-7): Um dia Abraão e Sara estavam sem esperança de ter descendentes, e no outro dia, Sara estava grávida. Isso é um momento panah.

JOSÉ NO EGITO (Gênesis 41:1-46): Um dia José estava sentado na prisão e no outro estava em pé no palácio. Isso é um momento panah. Você não adora momentos assim? Eu simplesmente sou fascinado por momentos panah!

SAULO/PAULO (Atos 9:1-22): Paulo estava um dia perseguindo os cristãos e a igreja, e no outro caiu do cavalo, teve uma gloriosa experiência com Jesus e passou a ser um vaso usado nas mãos do Senhor. Momento panah! Nem todos parecem ocorrer da maneira como esperamos, mas são os momentos do “romper da manhã” em nossas vidas.

HOMEM POSSESSO (Marcos 5:1-20): Um dia, um homem estava possesso por demônios, que o sacudia de um lado para o outro e, no outro dia, estava ali ao lado de Jesus, liberto de toda opressão. Outro momento panah.

HOMEM COM DÍVIDAS (Mateus 18:21-26): Um homem tinha muitas dívidas em seu nome, e em outro dia todas as suas dívidas foram perdoadas. Este é um momento panah.

JÓ (Jó 42:1-5): Quando vemos no final do livro de Jó em que ele diz que antes conhecia Deus apenas de ouvir, mas agora os olhos dele estavam vendo ao Senhor, é outro momento panah! Houve uma reviravolta na situação de Jó é o que ele passou o levou a conhecer mais a Deus.

São os momentos dos repentes de Deus, quando tudo vira, quando tudo muda, de forma inesperada e repentina! São os momentos panah! E acontecem no nosso dia a dia.

HOMEM SEM TRABALHO: um homem pode estar em uma situação sem emprego e sem perspectiva alguma de conseguir trabalho, e no outro dia, de repente, ele está empregado, trabalhando!

NECESSIDADE FINANCEIRA: um dia, se está em necessidade financeira, e no outro, sua necessidade é atendida, naturalmente e sobrenaturalmente. É o momento panah, em que tudo muda da escassez para a abundância!

PALAVRA PROFÉTICA: aquela palavra profética que você recebe e está esperando pelo cumprimento dela, você anseia por isso, você sabe que é verdade, está aguardando acontecer e, de repente, você se encontra vivendo dentro daquilo que foi profetizado, desfrutando de tudo aquilo que foi profetizado. É o momento panah!

Sou apaixonado pelos repentes de Deus, quando aquilo que estávamos esperando, ansiando, aguardando, de repente acontece!

Mas eu preciso te dizer hoje que os repentes de Deus nem sempre vem assim tão rápido. E o que fazer quando os repentes de Deus parecem não acontecer? Bem, o mínimo que podemos e devemos fazer é nos mantermos em um estado de preparação para o momento panah.

Em Hebreus 6:11, 12 podemos ver pelo menos três coisas que nos preparam para o momento panah:

Queremos que cada um de vocês mostre essa mesma prontidão até o fim, para que tenham a plena certeza da esperança, de modo que vocês não se tornem negligentes, mas imitem aqueles que, por meio da e da paciência, recebem a herança prometida

1 - Escolha ter esperança

Esperança é a expectativa por algo bom. Ela é essencial para nos sustentar quando há demora. Na verdade, esperança foi feita para tempos de demora. Paulo disse certa vez que se você já tem algo, você não tem mais esperança, porque você não tem que esperar por mais nada (Romanos 8:24, 25).

Esperança foi feita para aquele momento em que você pensa que nada vai acontecer. Esperança é uma escolha. Você precisa escolher e decidir ter esperança. Sem esperança, não há nada, não há coisa alguma. Abraão escolheu ter esperança e acreditar. Ele creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça e acabou se tornando pai de nações (Romanos 4:3).

Esperança é o solo onde a fé cresce. Você pode crer que Deus é bom, mas se você não tem expectativa, não tem esperança, você vai perder boas experiências e, provavelmente, não vai acontecer muita coisa.

Esperança é a nossa escolha. E eis aqui a boa nova: nós temos um super-carregador de esperança vivendo dentro de nós: o Espírito Santo!

Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo” (Romanos 15:13)

Quando você escolhe ter esperança, você exerce parceria com o Espírito Santo. E isso eleva seus níveis de esperança cada vez mais!

Se você está vivendo uma situação em que está enfrentando falta de esperança é porque você decidiu não ter esperança e você acabou entrando em um desencorajamento. Mas se você decidir ter esperança, você vai ver as coisas mudarem, mesmo em situações sem esperança. Escolha ter esperança, que logo, logo você verá seu momento panah acontecendo!

2 - Demonstre paciência

Paciência é muito mais do que esperar, muito mais do que persistir. Paciência é somente uma qualidade que não se rende diante das circunstâncias, ou sucumbe diante das provações, mas, mais do que isso, é uma qualidade onde se vive com esperança em meio às circunstâncias, de tal maneira a destacar o valor herdado das circunstâncias e do tempo de demora.

Em outras palavras, quando demonstramos paciência, fazemos as circunstâncias e a demora “pagarem o dividendo ou o valor que nos é devido”.

Veja o exemplo de José no Egito. Ele teve muitas circunstâncias negativas em sua vida. Teve pelo menos 30 anos de circunstâncias negativas em sua vida. Até que chegou o momento panah e ele teve o pagamento do valor que lhe era devido! E durante todos os anos de circunstâncias aparentemente negativas, ele teve sua preparação para receber o que lhe era devido.

José desenvolveu habilidades: ele aprendeu habilidades de gerenciamento, adquiriu habilidade de liderança, seu caráter foi testado, provado e aprovado, sua disciplina pessoal foi desenvolvida, ele aprendeu a como lidar com pessoas difíceis, como ser mordomo do favor de Deus, aprendeu como perdoar, ele adquiriu a perspectiva de Deus e, em todos esses anos, trabalhou contando com o favor Dele. E José fez as circunstâncias “pagarem”.

Às vezes ficamos no pé de Deus, dizendo: “Deus eu quero isso, eu quero isso”. E Deus diz: “espera aí, só um pouquinho. Tem algumas coisas que eu gostaria de desenvolver em você antes. Tem algumas coisas que eu gostaria de arrumar ao seu redor”.  E você diz: “mas eu quero agora!”. É preciso demonstrar paciência, ou é bem capaz que as coisas não vão sair assim tão bem.

Já pensou se uma mulher grávida perde a paciência, chega ao seu quinto mês e diz: “Bom, é agora. Já é a hora. Quero que meu bebê nasça agora, porque já estou sem paciência”. Será que o bebê nasceria em seu melhor estado? Bem provável que não.

Talvez a tempestade que você está vivendo agora seja a melhor tempestade de sua vida, se você fizer ela te pagar o valor devido, através da paciência.

E eis a boa nova: paciência é fruto do Espírito Santo. Não é obra da carne pecaminosa de uma natureza caída. É uma provisão de Deus para você! Na verdade, nós apenas demonstramos aquilo que já está dentro de nós. E se o fruto do Espírito já está dentro de você, demonstre paciência até que seu momento panah aconteça!

3 - Aja em fé

Fé requer ação. A fé sem obras é morta. Se esperança é viver com expectativa, fé é viver em antecipação. Nós agimos e nos movemos em preparação para aquilo que de fato está vindo.

Qual foi a última coisa que Deus te pediu para fazer? Porque agir em fé é simplesmente fazer aquilo que você sabe que tem que fazer.

Uma das formas de querer escapar é dizer “eu acho que não sei...” quando na verdade sabe. A gente não precisa necessariamente saber o fim do jogo, mas sim, o próximo passo. E quando muitas vezes você dá o próximo passo, o momento panah vem. Porque atraímos o momento panah através dos atos de fé.

Em 2 Reis 3 diz que o povo, que estava quase perecendo em meio ao deserto por falta de água, ouviu a palavra por meio do profeta que para eles cavarem poços que a chuva viria. E eles agiram e se moveram em preparação para aquilo que estava vindo. Eles cavaram os poços. Pense bem: qual a probabilidade de no meio do deserto, de repente, vir uma chuva? Cavar poços foi um ato de fé! E é bem provável que o ato em fé de cavar os poços atraiu a chuva.

O ato de fé libera o momento panah das mãos de Deus para nossa realidade.

Minha palavra para você é: não se desanime, nem se desespere, pois o seu momento panah está por vir! Está chegando o tempo de uma grande reviravolta em sua vida, que encherá seu coração de alegria e gozo! Apenas seja forte e corajoso, mantenha-se em estado de preparação escolhendo ter esperança, demonstrando paciência e agindo em fé, que logo, logo, quando você menos esperar, chegará o romper da manhã, o choro de sua noite vai terminar, e com um novo amanhecer, virá o melhor de Deus para você. Prepare-se para os repentes de Deus em sua vida!

No Comments Yet.

Leave a comment