Sobre a Escola

O que esperar da Escola Reino?

A Escola Reino tem como missão desenvolver nos estudantes uma mentalidade de Reino, formar representantes do Pai Celestial e dos interesses do Reino do Céu na Terra e equipar uma companhia de avivalistas para trazer transformação mundial nas esferas de influência dadas por Deus a eles e para expandir as fronteiras do Reino através de um estilo de vida sobrenatural.

A Escola Reino é para mim?

  • Você está interessado em desenvolver seu chamado e ministério?
  • Você está faminto por ver o poder de Deus em sua vida e ministério?
  • Você deseja ter maior intimidade em seu relacionamento com Deus e com os outros?
  • Você tem paixão por ver o "impossível" se tornando possível?
  • Você deseja ir mais fundo no profético?
  • Você deseja aprender a viver de fato a partir da realidade do Reino de Deus?
  • Você quer ser usado por Deus para mudar o curso da história?
  • Você tem o desejo de abraçar o estilo de vida de um avivalista?

Se sua resposta a essas perguntas for SIM, então a Escola Reino é para VOCÊ e atende aos seus interesses!

A Escola Reino é a área de ensino da Comunidade do Reino para o Corpo de Cristo, construída em torno da presença de Deus, conduzida e orientada pelo Espírito Santo e fundamentada nos princípios da Palavra e do Reino de Deus.

Ela é projetada para ser um centro de treinamento ministerial onde os nossos estudantes abraçam suas identidades reais, aprendem os valores do Reino e andam na autoridade e poder do Rei. É um experiência de transformação onde as vidas serão impactadas para sempre!

Queremos trazer aperfeiçoamento aos santos, preparando-os para a obra do ministério e para revolucionar o mundo, equipando e treinando:

  • Líderes de Igreja;
  • Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres;
  • Implantadores de Igrejas;
  • Líderes de Louvor e Adoração;
  • Líderes de Oração e Intercessão;
  • Ministros do Evangelho em Geral.

Através da Escola Reino, você terá a oportunidade de desenvolver uma visão mais saudável, nova e fresca de Deus e da natureza Dele, além de descobrir mais sobre você mesmo e sua verdadeira identidade celestial, aprendendo a viver na convicção de quem você é em Cristo, sendo equipado e capacitado para ser uma pessoa que traz transformação ao mundo ao seu redor através de seu chamado, dons, paixão e esfera de influência.

O nosso foco principal são cursos online. Mas, ocasionalmente, oferecemos também cursos intensivos e regulares, cursos de especialização, seminários, palestras, dentre outros, ministrados presencialmente onde estamos ou onde somos convidados para ministrar.

Por meio dos cursos que oferecemos, você poderá:

  • Descobrir sua identidade celestial, quem você é verdadeiramente em Cristo
  • Desenvolver uma intimidade mais profunda com Deus e com outros cristãos
  • Aprender e viver a partir dos valores do Reino do Céu com um sólido entendimento bíblico
  • Desenvolva os dons e aprenda a como andar no poder do Espírito Santo para trazer ao mundo a cultura transformacional do Reino de Deus
  • Descobrir mais como desenvolver sua vida em Cristo, seus dons e seu ministério tendo como fundamento um sistema de valores baseado na Nova Aliança (Novo Testamento) muito mais do que um sistema de valores baseado na Antiga Aliança (Antigo Testamento)
  • Aprender a estudar e amar as Escrituras
  • Servir com amor, verdade e poder
  • Ser equipado e receber mais aperfeiçoamento pessoal e ministerial

Os cursos da Escola Reino são cursos livres e enfatizam também o desenvolvimento dos 3 Pilares da Comunidade do Reino (Visão de Deus, Visão de Si Mesmo e Visão de Mundo).

Na Escola Reino, mais do que descrever uma lista do que os estudantes podem ou não podem fazer, nós temos buscado criar uma definição do que um "Estilo de Vida de um Avivalista" se parece. Por isso, é um centro também de transformação pessoal!

Se você está interessado em ter sua vida transformada e se você está interessado em ser uma pessoa que traz transformação ao mudo ao seu redor, então a Escola Reino é realmente para você!

Sobre Cursos Livres e Reconhecimento no Brasil

Nossa Escola Reino não é credenciada pelo MEC (Ministério da Educação, órgão público do governo federal do Brasil) ou outro órgão e/ou instituição similar. Nossos cursos são livres. O aluno matriculado poderá receber certificado de conclusão ao concluir o curso, caso cumpra os requisitos mínimos necessários para isso.

Afinal, qual a importância do reconhecimento da teologia ou de cursos teológicos pelo MEC?

Para isso, temos que responder duas perguntas simples: o que é teologia e o que é o MEC? Quanto a primeira depende do segundo? Que valor o MEC de fato acrescenta a um curso de teologia ou a cursos teológicos?

Em uma definição simples, teologia é o estudo da natureza de Deus, seus atributos e sua relação com os homens. A teologia tem a ver com qualquer reflexão sobre as questões essenciais da vida que aponte para Deus. Ao especificar nossa teologia como teologia cristã, é óbvio que a revelação contida nas Escrituras Sagradas é elemento essencial nessa reflexão. Então, nossa teologia é nossa reflexão sobre as questões essenciais da vida que apontem para Deus, tendo a Bíblia como base.

E o MEC? O MEC é o órgão do governo responsável pela educação no Brasil e com certeza entende muito pouco de teologia verdadeiramente bíblica. Ele é um órgão sob forte influência marxista, que na maioria das vezes procurará moldar o saber teológico conforme sua imagem e semelhança. Sua interferência no currículo dos cursos de teologia com certeza não será para tornar seu conteúdo mais bíblico e mais piedoso. Como já vem acontecendo, será para fazer da “ação social” e da “transformação social” a meta suprema da Igreja, conforme a visão esquerdista de mundo.

Basta uma simples olhada para as “cartilhas de educação sexual” que protagonizaram escândalos nos últimos anos e será fácil perceber o quanto o MEC está mergulhado em um caldo ideológico insalubre que pode contaminar a teologia e através dela a Igreja.

Até hoje o cristianismo não se purificou completamente da contaminação resultante da interferência do imperador Constantino sobre a Igreja no século IV. Ao mesmo tempo em que aquela interferência tornou o cristianismo aceitável, abriu a porta para todo tipo de contaminação política, militar, religiosa e cultural, transformando-o em algo bem diferente do cristianismo bíblico.

A aprovação do MEC pode tornar-se mais um constantinismo que tirará a Igreja dos trilhos e quando somarmos os prós e os contras, ao final, o saldo será muito negativo. O carimbo do MEC pode tornar-se um preço muito alto a ser pago por uma aprovação estatal e humana que na maioria das vezes significará uma desaprovação divina.

Os chamados “cursos livres” de teologia, embora sem a aprovação do MEC, estão livres da influência perniciosa de teologias liberais presentes naqueles aprovados pelo mesmo. E além disso, os cursos livres de teologia também estão amparados pela lei, sem precisar se sujeitar às influências de ideologias e teologias antibíblicas.

O foco dos cursos livres é preparar pessoas para um ministério bíblico e espiritualmente relevante. Não olhar as igrejas como meros agentes sociais, mas como Corpo de Cristo, com uma missão que transcende os limites do aqui e do agora. Enquanto no pensamento do MEC as igrejas cristãs não passam de uma religião entre outras, o pensamento teológico sadio, apoiado nas Escrituras, discerne devidamente a natureza e missão da Igreja.

Claro que há pontos positivos em uma aprovação do MEC, mas esses pontos positivos se reduzem a nada diante das distorções teológicas introduzidas para se obter tal aprovação. Além do que, as vantagens podem ser obtidas pelo ingresso em outros cursos.

A verdade é que se nós primamos por um ensino teológico bíblico e saudável estaremos dispostos a pagar o devido preço para tê-lo. A Igreja deve influenciar a sociedade secularizada e não a sociedade secularizada influenciar a Igreja. É a Igreja quem deve penetrar no Areópago para ensinar a realidade sobre Deus, sobre o homem e sobre o mundo (Atos 17.19-31) e não o contrário. E deve se guardar da melhor forma possível das filosofias e vãs sutilezas (Cl 2.8) que podem minar seus fundamentos e enfraquecer suas raízes.


Fonte (com adaptações): http://www.saberefe.com/quem-somos/#reconhecimento
1GRENZ, Stanley J. e OLSON Roger E. Quem precisa de teologia? São Paulo: Vida, 1996. p. 13
2Os cursos livres são respaldados pelo Parecer CNE/CES 241/1999.

1. O QUE A ESCOLA REINO OFERECE?

A Escola Reino é um ministério de ensino para o Corpo de Cristo. É um meio para receber treinamento, ser equipado, desenvolver seus dons e habilidades, para assim cumprir cada vez melhor seu chamado e a comissão dada por Jesus.

Através da Escola Reino, oferecemos:

  • Cursos de Especialização. Oferecemos cursos online voltados para o aperfeiçoamento dos santos e capacitação ministerial. Acesse o link "Cursos Online" aqui em nosso site para saber quais os cursos disponíveis e mais informações sobre eles.
  • Seminários. É uma exposição com base na transmissão de conhecimentos específicos a respeito de um assunto relacionado à determinada área. É uma forma de levarmos ensino, treinamento, capacitação, conhecimento de um determinado tema, assunto ou conjunto de ministrações, em uma forma mais rápida do que um curso normal. Com relação aos seminários, existem aqueles que nós organizamos e sediamos e existem aqueles que nós somos convidados para ir ministrar. Apesar de ministrarmos temas diversos, oferecemos uma lista de seminários organizados por temas/assuntos que são sugestões para quando somos convidados a ministrar em outros locais. Saiba mais sobre os seminários, acessando o link "Seminários" no menu aqui no nosso site.
  • Conferências. Conferências alimentam uma visão. O propósito delas geralmente é o de despertar, treinar, equipar e levantar líderes e ministros do Evangelho, liberando eles para seu Destino.
    Liberdade, interatividade, muita revelação e a manifestações genuína de um evangelho simples e poderoso são as marcas de uma Conferência gerada dentro de uma cultura do Reino. Com relação as Conferências, existem aquelas que nós organizamos e sediamos e existem aquelas que são organizadas por outros ministérios, igrejas e/ou denominações e nós somos convidados para ir ministrar. Fique atento às informações e agenda que colocarmos aqui no site sobre Conferências que ministramos.

2. É OFERECIDO HOSPEDAGEM PARA OS EVENTOS DE ENSINO RELACIONADOS À ESCOLA REINO?
A Escola Reino por enquanto não oferece hospedagem. Cada pessoa deve buscar seu próprio meio de hospedagem, caso necessite.

3. POSSO TRABALHAR OU FAZER OUTRAS ATIVIDADES ENQUANTO FAÇO ALGUM CURSO DA ESCOLA OU PARTICIPO DE ALGUM EVENTO DE ENSINO RELACIONADO A ELA?
Sim. O que oferecemos, em geral, não impede você de realizar outras atividades paralelas. Basta você organizar seus horários que vai dar tudo certo!

4. POSSO CONTINUAR PARTICIPANDO DE MINHA IGREJA LOCAL ENQUANTO PARTICIPO DAQUILO QUE A ESCOLA REINO OFERECE?
Sim! E até encorajamos que você seja fiel em participar de uma igreja local!

5. QUE TIPO DE CERTIFICAÇÃO AS PESSOAS RECEBEM APÓS A CONCLUSÃO DE SEUS CURSOS?
Os estudantes recebem Certificado de Conclusão/Participação no final do curso, caso desejar. E dependendo dos cursos que já tenha realizado, da experiência e "bagagem" ministerial que possuem, podem dar entrada à solicitação de licença/ordenação de Ministro do Evangelho (a ser emitida/realizada pela Comunidade do Reino) e buscar por oportunidades em potencial para ministrar. Vale ressaltar que o simples fato de concluir cursos não garante a emissão de licença e/ou ordenação. Isso irá depender também do parecer da liderança da Comunidade do Reino, do relacionamento da pessoa interessada com a mesma e de alguns critérios que deverão ser atendidos.

6. VOCÊS OFERECEM BOLSAS DE ESTUDO OU AJUDA FINANCEIRA?
No momento, não. No entanto, nós sugerimos que você tenha ou busque por pessoas em sua igreja local ou entre seus amigos e familiares aqueles que possam dar suporte financeiro a você ou ser seu mantenedor, caso você não tenha condições de arcar com os custos de seus estudos na Escola Reino. Muitas pessoas têm tido sucesso com indivíduos que dão suporte financeiro a eles.